Social Media em 7 Passos

93% das compras são influenciadas por mídias sociais.


Marketing Digital | Vendas Online


"Existem 2,7 bilhões de usuários nas redes sociais no mundo todo. 58% da população brasileira permanecem conectados uma vez por mês." (We are Social)


"O Brasil é o segundo país que passa mais tempo conectado às redes sociais.93% das compras são influenciadas por mídias sociais." (Vendasta)


Fato: Existem uma infinidade de empresas que possuem ZERO de estratégias nas redes sociais ou, o que é pior, utilizam as estratégias de forma equivocada.


Entenda de uma vez por todas: Social Media não é sobre B2B ou B2C é fundamentalmente sobre H2H, ou seja, human to human!


Além disso é importante prestar atenção que: Crítica Negativa nas Redes Sociais, se não resolvidas, gera crise, enfraquece a marca, prejudica as vendas e impacta no Balanço Financeiro!

Você tem 10 motivos para pensar em Social Media


1. Criar ambiente controlado pela marca


2. Personalizar a mensagem com o cliente


3. Interagir e informar em tempo real 

 

4. Segmentar o público que se deseja atingir


5. Tornar-se relevante para o segmento


6. Ser visto e lembrado pelo cliente


7. Compartilhar a visão da empresa


8. Possibilidade de vender por estes canais 


9. Patrulhar os movimentos da concorrência


10. Divulgar a empresa com baixo orçamento



Ter presença digital relevante é uma questão de necessidade:

. É preciso cuidar da imagem da empresa na internet de forma proativa e reativa.


 . É imprescindível monitorar o que se diz da marca e da concorrência para poder se posicionar de maneira adequada e vantajosa no mercado.


. Construir boa imagem na internet e consolidar o posicionamento de seu negócio no ambiente digital é pré-requisito básico para qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento do seu negócio.



Como nós da agência podemos te ajudar?


1. Definindo os seus objetivos


2. Identificando o seu público-alvo e criando personas por produto


3. Elaborando setup de conteúdo


4. Formulando calendário de conteúdo


5. Criando layout do conteúdo


6. Monitorando com métricas de resultados


7. Resultados



1. Definindo objetivos


Os objetivos são capturados de um questionário respondido pelo cliente. Como por exemplo: resolver problemas/gargalos, atrair mais leads, encontrar novos clientes.


É nos objetivos que identificaremos se focamos apenas no alcance orgânico ou na utilização de aquisição de links patrocinados, como: Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads que tendem a gerar mais leads e a encontrar novos clientes com mais facilidade.



2. Identificando personas


É preciso identificar as personas do negócio para determinar o tipo de conteúdo necessário e, com isso, atingir os objetivos:


Qual a relação desta pessoa com o meu produto?


a. O quê o meu produto entrega para essa pessoa?


b. Como essa pessoa consome o meu produto?


c. Por quê essa pessoa consome o meu produto?



É preciso também identificar as personas do negócio para...


. definir o tom e o estilo da linguagem


. determinar as estratégias de marketing apresentando ao público que deve ser focado


. identificar os tópicos sobre os quais vamos escrever


. entender onde as personas e os prospect’s buscam informações e como elas querem consumi-las



3. Elaborando o setup de conteúdo


O Setup de conteúdo será realizado através de um mindmeister com a inclusão de conteúdos de valor.


. Linha Editorial (schedule de conteúdo)


. Linguagem de comunicação


. Frequência de posts


. Horário x engajamento


. Criação de nuvem de tags a serem monitoradas


. Links Patrocinados (Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, Linkedin Ads)



4. Formulando o calendário de conteúdo


O Calendário (schedule) de Conteúdo será construído através dos temas identificados e será validado mensalmente pela empresa que nos contratará.


Os conteúdos de maior popularidade (abaixo), estarão intercalados aos de venda:


. Artigos sobre “Como fazer”


. Listas


. Artigos sobre “O que”


. Artigos sobre “Por quê?”


. Vídeos


. Storytelling


. Conteúdos para quotes


. Conteúdos para engajamento



5. Criando layout de conteúdo


Veja como funciona o dia a dia de criação aqui na agência:


. Os Layouts de Conteúdo serão realizados pelas duplas de Criativos e Redatores


. Os anúncios terão a mesma identidade visual que a sua landing page no site para respeitar as melhores práticas de UX Design

. Todos os conteúdos escritos passarão pelo crivo dos redatores



6. Monitoramento com métrica de resultados

. Ao final de cada mês serão entregues relatórios e cruzamentos de métricas distintas


. São explicados os eventos em termos quantitativos e qualitativos distintos


. O monitoramento é diário e o relatório é mensal


. Trata-se de um processo cíclico e permanente


7. Resultados


Nada seria significativo se os dados não fossem lidos e interpretados periodicamente.


Ajustes podem ou não ser necessários. A relevância desse processo cíclico e permanente é conseguir efetivar:


. Recuperação de percepção positiva da marca


. Presença digital relevante


. Aumento de mind share


. Impacto de público jovem que não consome veículos tradicionais


. Readequação contínua de estratégias com foco nos objetivos


. Relatórios qualitativos e quantitativos baseados em métricas e dados



Jussara Capparelli é Diretora de Atendimento e Planejamento da Outsize, Head em Branding, Marketing e Marketing Digital – possui especialização em Neurociência e Psicologia aplicada e graduada em Comunicação Social e Administração de Empresas com ênfase em marketing.

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